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Id: | 22377
| Autor: | Campos, Maria Silvia Mariani Pires de
| Título: | A influência da educação formal e informal na prevenção de incapacidades da hanseníase ?-
| Fonte: | Piracicaba; s.n; 1997. 175 p. ilus, tab, graf.
| Tese: | Apresentada a Universidade Metodista de Piracicaba para obtenção do grau de Mestre.
| Resumo: | Este estudo analisa como está sendo realizada a educação em saúde para prevenção de incapacidades produzidas pela hanseníase, verificando como a educação informal tem influenciado na adoção de medidas profiláticas e como a educação formal tem atuado na construção e reconstrução de saberes entre equipe de saúde e clientela para, desta forma, interromper a evolução das deformidades. Além disso, procura verificar como a equipe de saúde (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas) está sendo formada para serem educadores para prevenção de incapacidades. Para isto a pesquisa contextualiza os aspectos históricos e sociais que levaram a doença transformar-se em estigma e os problemas psicossociais decorrentes. Fez-se, ainda, uma análise da situação epidemiológica e dos aspectos fisiopatológicos da doença. Utilizando-se o método de amostragem acidental, fez-se avaliação de incapacidades e entrevistas com pacientes, representando 26 por cento da prevalência atual de Piracicaba (SP) para verificar a evolução das mesmas e quais os conhecimentos que eles têm da doença e de prevenção de incapacidades, avaliando como é realizada a educação em saúde. Também entrevistou-se a equipe de saúde para análise do conhecimento e formação que possuem a respeito, além de fazer coleta dos conteúdos programáticos e entrevistas com os docentes dos cursos que compõe a equipe mencionada. Os resultados obtidos demonstraram que a educação sanitária tem sido ineficaz para a prevenção de incapacidades em todos os sentidos, que a principal atenção tem sido em relação à poliquimioterapia e que a técnica de prevenção de incapacidades mais utilizada é a hidratação. Em relação à equipe de saúde, observa-se que não possuem formação para serem educadores e os resultados obtidos sobre o ensino da hanseníase e educação em saúde é deficiente nos cursos analisados. Desta forma, a autora conclui que faz-se necessário aumentar a formação dos profissionais que compõe a equipe de saúde, sobre teorias pedagógicas e metodologias de ensino para promover a efetividade da educação em saúde e prevenção de incapacidades. (AU).
| Descritores: | HANSENIASE EDUCACAO EDUCACAO EM SAUDE
| Limites: | RELATO DE CASO
| Localização: | BR191.1; WC335.19, C157i |
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